Blog Home / Universo Olfativo / Saiba mais sobre fragrâncias amadeiradas

Saiba mais sobre fragrâncias amadeiradas

Já falamos um pouco sobre essas fragrâncias aqui no blog em um post que apresenta as famílias olfativas. Favoritas do público masculino, as fragrâncias amadeiradas também têm tudo a ver com o inverno. Você sabe por quê?

Por que amadeiradas?

As fragrâncias amadeiradas recebem esse nome porque suas notas principais são aromas de madeiras naturais. Árvores como sândalo, vidoeiro e cedro, além do musgo de diferentes árvores, fornecem a matéria-prima para composições olfativas de identidades marcantes e bem distintas entre si. O sândalo, por exemplo, confere à fragrância uma sensação de corpulência, enquanto o pinheiro remete aos cheiros úmidos do inverno. Essa distinção se deve a características das próprias árvores e também dos locais e condições climáticas em que cada uma se desenvolve.
Curiosamente, matérias-primas que não são madeiras de fato também dão origem a fragrâncias enquadradas nessa família olfativa, graças ao perfil amadeirado de seus aromas. É o caso do vetiver, uma planta cujas raízes exalam um aroma que lembra madeira molhada, e do patchouli, um arbusto de cujas folhas é extraído o óleo essencial empregado na perfumaria.