"Você já se sentiu meio desorientada, com pensamento lento e com dificuldade de concentração sem nenhum motivo aparente? Pois é, talvez você esteja com brain fog e não saiba disso.
O
brain fog pode acontecer em qualquer idade e com qualquer pessoa, mas
aquelas que são muito atarefadas por conta dos compromissos de trabalho, da casa ou da família, acabam sendo as mais prejudicadas.
Mas o que seria brain fog? Em português, a névoa mental é um termo utilizado para descrever a sensação de cansaço mental, falta de clareza dos pensamentos e fadiga.
É como se a névoa te deixasse inerte e fizesse você ter dificuldade de raciocinar e pensar, entende?
Na realidade, não existe uma explicação clara sobre essa patologia, mas muito se observa e estuda a respeito da famosa névoa mental.
Inclusive, você certamente já teve essa sensação de pensamento lento e cansaço mental quando estava gripada, com febre ou com algum tipo de infecção. Ou seja, sintomas de névoa mental durante um episódio de gripe.
Entretanto, com o avanço da tecnologia, das redes sociais e do estilo de vida conturbado de hoje, as principais causas de névoa mental também podem ser por fatores comportamentais.
Para te ajudar a identificar se você está passando pela sensação de névoa mental, separamos duas listas com os principais sintomas e as principais causas para você observar em si mesma:
Principais causas:
Estresse
Ansiedade
Falta de sono
Má alimentação
Depressão, hipotireoidismo ou deficiências nutricionais
Excesso de tecnologia
Exaustão física
Principais sintomas:
Falta de memória
Dificuldade de concentração
Confusão mental
Cansaço em excesso
Baixa motivação
Baixa produtividade
Pensamento lento
Falta de atenção constante
Certo, agora que você entendeu as causas e sintomas da névoa mental, vamos para o que realmente importa.
Se você está sofrendo com os sintomas de névoa branca, existem algumas formas de você
aliviar o estresse e recuperar as energias do corpo.
Lembrando que você deve fazer uma combinação de, pelo menos, três hábitos e mantê-los como um novo modo de viver para realmente melhorar, tudo bem?
Vamos lá.
Descobrir maneiras de extravasar o estresse
Seja
através da prática de atividade física, fazer alongamento ou manter contato com a natureza, a ideia é que você consiga colocar para fora todo o estresse que está acumulado aí dentro.
Você vai sentir que está esvaziando a mente e voltando com ela mais leve e serena, sabe?
Pratique meditação ou yoga
A meditação e a yoga são excelentes formas de você
aliviar o estresse e acalmar os pensamentos, pois são duas práticas muito eficientes para trabalhar a respiração e esvaziar a mente.
É muito importante que você pratique yoga ou meditação com frequência e pelo menos 15 minutos por dia, além de preparar um local silencioso, limpo e calmo para praticar.
Cuidar da alimentação
Tudo que você fornece ao seu corpo vira combustível para te dar mais energia.
Dessa forma, se você consome alimentos ultra processados e industrializados em grande quantidade, você estará fornecendo um combustível de má qualidade para fazer o corpo funcionar.
Seguindo a mesma lógica, se alimentando de comidas saudáveis, como frutas, verduras, carboidratos, proteínas, ômega 3 e a quantidade correta de água, você só estará fazendo bem para você.
Isso porque você estará fornecendo o combustível necessário para o seu próprio corpo fazer essa limpeza e impedir que os sintomas de brain fog apareçam, mesmo que você esteja cansada.
Lembre-se que
cuidar da sua saúde mental e física é fundamental para garantir que você e sua família terão mais qualidade de vida juntos.
Por isso, se perceber que está sentindo os sintomas de
brain fog, é sinal de dar uma pausa e voltar aos eixos, tá bom?
Cuide de você em primeiro lugar!"