Você provavelmente já teve insônia pelo menos 1 vez na vida, certo? Mas a boa notícia é que nesses momentos você pode contar com a ajuda de algumas estratégias para te induzir ao sono, como tomar um chá para insônia.
Na verdade, são algumas mudanças simples nos hábitos que farão grande diferença no seu sono. Eles estão dentro do que chamamos de higiene do sono, onde o
chá para insônia faz parte de um dos
hábitos benéficos para ter um sono de qualidade.
Por que o chá para insônia funciona? Porque as folhas usadas contém ingredientes com propriedades relaxantes e calmantes, que desaceleram o corpo e mente para você adormecer sem dificuldade.
Higiene do Sono: A Base para Noites Tranquilas.
Antes de mergulharmos nas opções de chá caseiro para insônia e técnicas de relaxamento mental, é crucial estabelecer uma base sólida de higiene do sono.
Então, certifique-se de criar um ambiente propício para sentir sono, como:
Manter um horário regular de sono, indo para a cama e acordando no mesmo horário todos os dias; Criar um ambiente escuro, silencioso, limpo e fresco no quarto; Evitar dispositivos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir, pois a luz azul pode atrapalhar a produção de melatonina, o hormônio do sono;Quais os chás bons para insônia?
Os chás têm sido usados ao longo da história como remédios naturais para melhorar a qualidade do sono.
Aqui estão 3 tipos de
chá caseiro para insônia conhecidos por suas propriedades relaxantes:
1) Chá de Camomila:
Conhecida por suas propriedades calmantes, a camomila é um clássico para combater a insônia. Seu efeito suave ajuda a relaxar os músculos e acalmar a mente.
O chá de camomila possui a apigenina: um composto que interage com receptores no cérebro, promovendo um efeito calmante e sedativo.
2) Chá de Lavanda:
A lavanda tem propriedades relaxantes e sedativas, tanto em relação ao chá da planta como em relação ao seu aroma.
Um chá de lavanda antes de dormir pode ajudar a reduzir a ansiedade e promover um sono tranquilo.
Isso acontece porque a lavanda tem uma substância chamada linalol: um composto com efeitos ansiolíticos, capaz de
reduzir a ansiedade e promover o relaxamento.
3) Chá de Valeriana:
Esta erva tem sido usada por séculos como um remédio natural para a insônia.
Por conta do ácido valerênico, o chá de valeriana ajuda no relaxamento do sistema nervoso, que interage com receptores cerebrais relacionados ao sono e à ansiedade, promovendo um efeito calmante.
Técnicas de Relaxamento Mental.
Além do consumo de chá para insônia, incorporar técnicas para dormir rápido a partir do relaxamento mental é muito importante para melhorar a qualidade do sono.
Então, quando você estiver com dificuldades para sentir sono, considere as seguintes
técnicas para dormir rápido:
Meditação:
Dedique alguns minutos antes de dormir para praticar a meditação. Isso pode ajudar a acalmar a mente e reduzir o estresse acumulado durante o dia.
Respiração Profunda:
Pratique a respiração profunda para acalmar o sistema nervoso. Inspire profundamente, segure por alguns segundos e expire lentamente pela boca.
Rotina de Relaxamento:
Em outras palavras, a rotina de relaxamento nada mais é do que fazer higiene do sono. Então, crie uma rotina antes de dormir, como ler um livro suave, ouvir música tranquila, preparar a cama ou
tomar um banho morno e relaxante.
Resumindo…
Para vencer a dificuldade de dormir por conta da insônia, você precisa adotar hábitos que induzem você a sentir sono e ser consistente nisso! Até que esses pequenos hábitos se tornem naturais na sua rotina, entende?
Um desses hábitos é tomar
chá para insônia, que vai desacelerar o seu cérebro para adormecer mais rápido e dormir bem a noite toda.
Estamos na torcida por aqui.
Durma bem!