Você sabe o que é um quarto montessoriano? Montessoriano é uma palavra originada do método pedagógico desenvolvido por Maria Montessori, que visa explorar a liberdade e autonomia das crianças, ensinando-as de forma criativa. A ideia do quarto é ser adaptado ao mundo dos pequenos: tudo é pensado para que eles tenham acesso aos pertences que desejam, independência, melhor desenvolvimento intelectual e aprendizagens lúdicas. Confira, então, as dicas que selecionamos para você aplicar no quarto montessoriano do seu filho.
Autonomia desde o despertar
A troca das camas altas pelas camas de chão possibilita ao seu bebê ter independência. O pequeno terá o deleite de se levantar sozinho e simplesmente explorar o ambiente ou ir à procura de algum brinquedo. Só não se esqueça de colocar almofadas ao redor do seu filho na hora de dormir, pois elas evitam que o bebê role e escape da cama durante o sono. Se quiser um ar mais lúdico para o quarto do bebê, acrescente casinhas ou cabaninhas ao redor da cama.
Objetos ao alcance das crianças
Ao invés de pedir “Mamãe, pega pra mim!”, seu filho pode ir por conta própria buscar o brinquedo que deseja. Planeje prateleiras baixas, de preferência na altura do seu filho. Os livros também devem estar posicionados em fácil alcance das crianças, pois a leitura precisa ser estimulada desde a infância.
Altura do espelho
O espelho é um objeto importante para seu filho se reconhecer e deve ser colocado na altura do pequeno. Só não se esqueça de que é importante o vidro ser acrílico e ser colado em uma placa MDF ou madeira bem fixada na parede, pois evita que o espelho solte pedaços cortantes em caso de quebra.
Brincando e aprendendo
Já pensou se esses dois conceitos se juntassem em um só? Então, conheça a parede magnética. Ela faz com que seu filho aprenda a escrever e definir formas através de peças que ele ordena como quiser. A proposta é aprender se divertindo!
Andando com barras
As barras fixadas na parede, da altura do seu filho, contribuem para que ele fique de pé e inicie seus primeiros passos. Isso porque eles conseguem ter um melhor equilíbrio ao segurar nas barras, ajudando no processo de andar.
Agora que você já tem conhecimento sobre algumas dicas para o quarto montessoriano, coloque em prática e veja como tudo fica mais divertido!