Aromatização no Trabalho! Confira nossas dicas de como deixar o seu ambiente de trabalho sempre perfumado
O comportamento dos colaboradores de uma empresa podem ser influenciados pela aromatização do ambiente de trabalho. Os aromas possuem propriedades terapêuticas que transmitem diversas sensações como tranquilidade, pró-atividade e cooperação, dentre outras. Por isso, antes de perfumar o ambiente é importante saber qual a sensação que deseja proporcionar aos seus colaboradores.
Apesar de ser uma prática comum para o lar, também é possível tornar a dinâmica de trabalho mais fluida por meio da aromatização. Através da aromatização, é possível aliviar a tensão, aguçar a produtividade, foco, concentração e fortalecer os relacionamentos interpessoais. A nossa diretora administrativa, Nayana Pedreira explica como aromatizar e escolher a fragrância ideal para diferentes ambientes de trabalho. “Para ter um resultado efetivo não basta aplicar qualquer produto de forma aleatória. O primeiro passo é se preocupar com quais estímulos e sensações que deseja transmitir à equipe”, orienta Nayana.
Ela conta que fragrâncias cítricas como Verbena e Limão Siciliano funcionam bem em ambientes agitados e que demandam criatividade, como por exemplo agências de publicidade e comunicação, pois são energizantes, estimulam as ideias e transmitem sensação de vigor. Enquanto o Alecrim melhora a produtividade e a concentração da equipe.
Já em empresas do mercado financeiro, hospitais e clínicas – lugares com maior carga de estresse, indica-se essências de Lavanda e Camomila são neurosedativas, ou seja, reduzem a tensão e promovem um estado de relaxamento. Para ajudar a controlar a ansiedade, os óleos essenciais de Bergamota, Patchouli e Ylang-Ylang, são os mais indicados.
Após a escolha da fragrância, é importante definir como irá perfumar o espaço. Nayana afirma que para melhor forma para aromatizar espaços grandes é usando o Perfume para Ambientes. Desenvolvido em embalagem spray, é adequado para qualquer metragem de escritório. Para espaços menores, vale apostar no Difusor de Aroma com varetas, que perfuma de maneira sutil e prolongada. Trabalhar com ambos simultaneamente prolonga a percepção das fragrâncias.
A aromatização do ambiente depende muito das características do espaço. Em locais abertos, com muitas pessoas trabalhando, o recomendado é criar uma rotina de aplicação do perfume; no mínimo, três vezes ao dia. “Vale lembrar que o tamanho e a presença de materiais porosos como tapetes, cortinas e mesas de madeira influenciam na fixação”, esclarece.
A especialista conta que é natural que as pessoas tenham uma acomodação olfativa e deixem de sentir a fragrância após algum tempo de uso. Quando isso acontecer, basta deixar de fazê-lo por um período ou alternar o aroma. “O escritório é como uma segunda casa, já que a maior parte do dia é vivida ali. Então, nada melhor que um ambiente perfumado que transmite sensação de zelo e bem-estar para tornar a rotina mais leve e motivada”, finaliza Nayana.
Gostou? No próximo post falaremos das fragrâncias ideias para cada ambiente do seu trabalho. Aguarde!