A gravidez é um momento mágico e de transformação na vida de uma mulher. Ao descobrir a gestação, todas as futuras mamães sonham e idealizam o quarto do bebê nos mínimos detalhes e tudo é planejado com muita dedicação.
O enxoval e a decoração do espaço se tornam uma das maiores preocupações de uma gestante, mas nem todas contratam uma empresa ou um profissional para projetá-lo. Muitas delas preferem escolher e curtir todas as etapas, desde a definição do conceito/estilo até disposição dos móveis no espaço. Para aquelas que optam entrar nessa deliciosa aventura de criar o cantinho da criança, ler dicas, referências e informações é um passo importante para acertar em todas as escolhas.
Durante um período se convencionou decorar os quartos de bebê com móveis brancos e nas cores tradicionais – azul ou rosa. Entretanto, com o passar do tempo e o surgimento de novas tendências de decoração, o cantinho do bebê ganhou novas nuances e até temas não convencionais. Móveis modernos, composições e cores mais ousadas e coloridas, estampas, acessórios arrojados e funcionais são exemplos desses novos tempos.
Confira 8 tendências que predominam na decoração de quartos infantis em 2018
1. Móveis Coloridos – Os móveis coloridos estão de volta ao quarto dos pequenos. Muitos projetos de decoração estão apostando em com cores vivas que trazem alegria e vivacidade ao espaço.
2. Móveis de madeira – Outra aposta são os móveis em tons naturais de madeira, que trazem uma sensação de aconchego e certa rusticidade ao espaço, mas sem perder a delicadeza. A mescla de temas da natureza com móveis nesse tom são bastante assertivas.
3. Adesivos de paredes – Os adesivos e papel de paredes continuam compondo a decoração dos quartos infantis. Para deixar o quarto mais lúdico vale a pena apostar nessa dica. É ideal que o adesivo da parede combine com o décor do ambiente para criar um espaço harmonioso e leve.
(Crédito: site Quarto para Bebê)
4. Paleta de cores coloridas – Mix de cores vibrantes com cores pastéis é uma boa dica para criar um ambiente alegre e descontraído para os pequenos.
(Crédito: site Quarto para Bebê)
5.Textura – Outra grande aposta na decoração é a textura em paredes. Elas deixam de ficar apenas coloridas e ganham texturização, inspiradas em camurça ou linho. A escolha da textura também deve harmonizar com o estilo de decoração do quarto.
6. Estampas com grafismo – Padronagem com estampa geométrica, com listras, círculos e triângulos são grandes apostas na decoração infantil.
7. Nichos em formatos diferenciados – Os nichos continuam presentes nos quartos infantis. Nichos em formato de círculos e de casinha são as principais novidades. Além de decorar o ambiente, eles podem ser usados para guardar materiais de uso diário como fraldas, lenços umedecidos, dentre outros.
(Crédito: site Quarto para Bebê)
8. Iluminação indireta – A iluminação do quarto de um recém-nascido faz toda a diferença. A iluminação indireta cria um ambiente de descanso e traz aconchego no momento do sono e da amamentação. Aposte em objetos que proporcionem uma luz indireta para o bebê como varal e cordas luminosas. Abajures e luzes de LED nas paredes e nos móveis são ótimas alternativas. Cuidado com o excesso nos pontos de iluminação, muita luz podem atrapalhar o sono do bebê. Para este tipo de ambiente, os especialistas recomendam luz amarelada, pois são confortáveis.