Já falamos um pouco sobre essas fragrâncias aqui no blog em um post que apresenta as famílias olfativas. Favoritas do público masculino, as fragrâncias amadeiradas também têm tudo a ver com o inverno. Você sabe por quê?
Por que "amadeiradas"?
As fragrâncias amadeiradas recebem esse nome porque suas notas principais são aromas de madeiras naturais. Árvores como sândalo, vidoeiro e cedro, além do musgo de diferentes árvores, fornecem a matéria-prima para composições olfativas de identidades marcantes e bem distintas entre si. O sândalo, por exemplo, confere à fragrância uma sensação de corpulência, enquanto o pinheiro remete aos cheiros úmidos do inverno. Essa distinção se deve a características das próprias árvores e também dos locais e condições climáticas em que cada uma se desenvolve.
Curiosamente, matérias-primas que não são madeiras de fato também dão origem a fragrâncias enquadradas nessa família olfativa, graças ao perfil amadeirado de seus aromas. É o caso do vetiver, uma planta cujas raízes exalam um aroma que lembra madeira molhada, e do patchouli, um arbusto de cujas folhas é extraído o óleo essencial empregado na perfumaria.
As sensações
De uma maneira geral, nas fragrâncias amadeiradas as notas em evidência são quentes e opulentas. Isso significa que ao senti-las, imediatamente nosso olfato ativa sensações de calor e aconchego. Assim, elas tornam-se naturalmente ideais para o inverno, e essa dica vale tanto para perfumes de ambientes quanto para perfumes de uso pessoal.
Orvalho e Topázio são duas fragrâncias altamente recomendadas para aromatizar os ambientes nessa estação do ano. A primeira tem em suas notas de fundo musgo, vetiver e sândalo. Já a segunda traz notas de patchouli e musgo-verde. As duas fragrâncias são encontradas na nossa loja virtual em uma variedade de produtos, desde perfumes de ambientes até sachês perfumados.
Força e vigor também são características lembradas quando sentimos aromas amadeirados, o que explica a preferência dos homens por perfumes dessa família, que parecem carregar em suas notas a força das árvores que lhes dão origem.
Agora você já sabe mais sobre as fragrâncias amadeiradas e pode tirar melhor proveito delas em seu dia a dia. Para estar sempre por dentro dos conteúdos que publicamos aqui no blog, acompanhe nossas redes sociais!