Vai montar um espaço no jardim para as crianças? Arquiteta Daniela Sedo dá dicas de decoração para tornar este espaço
O contraste de cores vibrantes voltou com tudo na decoração e existem técnicas profissionais para harmonizá-las sem cometer exageros. A arquiteta Daniela Sedo apostou nas cores amarelo e laranja para decorar o ambiente Jardim Sustentável, na Casa Cor São Paulo.
Um espaço para se apaixonar! O Jardim Sustentável é um ambiente lúdico e interativo pensado exclusivamente para a criançada brincar e correr. Uma casinha de bambu construída do meio do Jardim com brinquedos, plantas e flores e tudo que as crianças gostam. Com apenas 40 m², o espaço funciona na área verde da Casa Cor e possui vários atrativos infantis como balanço, pula-pula, mini biblioteca, dentre outros.
“O Jardim Sustentável é um espaço aberto para que as crianças se divirtam ao ar livre, em contato com a natureza. A proposta é ter um lugar para entreter as crianças enquanto seus tutores visitam a Mostra. Além disso, o ambiente serve como inspiração para as pessoas que desejam montar um jardim ou um espaço kids em casa”, conta Daniela.
A contraposição de cores em um mesmo espaço segue como tendência na decoração. No Jardim Sustentável, a arquiteta abusou das cores amarelo e laranja para contrapor com a cor natural do bambu e das plantas. “Usei duas cores vibrantes composição da decoração. Escolhi a cor amarela para destacar o ambiente e o tom laranja que já é um tom presente nas flores da Spathodea, vegetação do local. As cores estão presentes no mobiliário e nos detalhes do Jardim”, conta.
Além da preocupação estética, a arquiteta pensou numa construção sustentável que não agredisse a vegetação e o solo do espaço e respeitasse o patrimônio tombado do prédio. Para isso, Daniela criou ações sustentáveis como construção da casa com bambu estrutural, móveis de madeira de reflorestamento e brinquedos construídos com materiais recicláveis como o pula-pula de pneus descartados e a percussão com baqueta de bambu.
Outro atrativo do Jardim é a cisterna interativa. A profissional usou um piso drenante que capta água da chuva e ajuda na irrigação da vegetação do local, totalmente preservada. A água reaproveitada da chuva é usada pelas crianças para regar as plantas do Jardim. “Disponibilizamos vários regadores de plantas coloridos no espaço para que as crianças se sintam atraídas para regar as plantas. Uma oportunidade de o público infantil ter contato com uma construção sustentável”, afirma a Daniela.
Para garantir a segurança e conforto das crianças na Casa de Bambu, a profissional optou pelo Telhado Verde – placas de vidro laminado no teto com planta grama-amendoim. “O vidro laminado no teto é bastante resistente e garante não despedacem com a queda de algum objeto. Além disso, o telhado verde diminuir a temperatura da Casa tornando o ambiente mais fresco”, conta.
Bastante usado na construção de coberturas de edifícios e habitações, o Telhado Verde substitui o telhado convencional e traz inúmeros benefícios como diminuição da temperatura do ambiente, resfriamento do imóvel, economia de energia elétrica, dentre outros. De acordo com Daniela Sedo, o telhado verde diminui 3% a 5% a temperatura interna do local.
“O ambiente foi pensado para agradar o público infantil. Os móveis foram posicionados de forma estratégica para que as crianças fossem descobrindo o espaço”, finaliza a arquiteta.
Confira 5 dicas para decorar um ambiente infantil
1. Pense sempre na diversão das crianças. Além de bonitos, os móveis devem ser atrativos e adaptados (seguros) para o público infantil.
2. Aposte nas cores. As crianças são atraídas pelas cores, quanto mais colorido for o ambiente, mais irão gostar. Cuidado com o contraste e misturas, as cores precisam harmonizar entre si.
3. Criança adora movimentos. Escolha brinquedos que elas interajam e se movimentem.
4. Invista em uma mesa de atividade com livros, lápis e brinquedos pequenos.
5. Utilize papel de parede ou plotagem no chão com estampas e temas infantis.
Fotos: Acervo Daniela Sedo