"Ensinar uma alimentação infantil saudável para as crianças é fundamental para o desenvolvimento físico e mental dela ao longo dos anos.
A questão é que, quanto mais cedo você começar uma
alimentação infantil equilibrada, sempre associado a momentos alegres e prazerosos, mais cedo
a criança vai internalizar como algo positivo e levar para o resto da vida.
Antes de tudo, uma alimentação infantil responsável deve garantir todo o aporte de nutrientes necessários para uma criança crescer e se manter forte e saudável até a fase adulta.
Ou seja, a criança precisa consumir frutas, legumes, verduras, cereais, proteínas, carboidratos e gorduras na quantidade correta e na maior parte do tempo.
Isso diminui drasticamente as chances da criança desenvolver doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e obesidade, além de transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão.
Além disso, existem outros 3 motivos que explicam o motivo da
alimentação saudável para crianças ser tão importante:
Formação de hábitos alimentares;
Desenvolvimento físico e mental;
Formação de valores positivos.
Isso porque é nessa fase que ocorrem mudanças significativas no organismo e no amadurecimento psicológico de um ser humano,
incluindo seus gostos pessoais e preferências alimentares!
Por exemplo: se você oferecer alimentos industrializados, que são criados para serem extremamente palatáveis, as chances da criança viciar e não aceitar outro alimento são gigantes.
Dessa forma, é muito importante que você comece uma dieta infantil saudável o quanto antes, entende? A ideia é que você chegue antes nesse processo e influencie ela a gostar de alimentos saudáveis.
Agora que você entendeu a importância da alimentação infantil num contexto geral, vamos aprofundar o que acontece em cada fase de crescimento da criança?
Fase 1: De zero a seis meses
No primeiro semestre de vida, o recém nascido deve se alimentar apenas do leite materno, uma vez que é a fonte de nutrientes e anticorpos mais completa que ele poderá receber.
É nesse momento onde ele entra em contato com o mundo, que ele irá desenvolver o sistema imunológico, além do desenvolvimento cognitivo, emocional e motor do bebê.
Lembre-se que a amamentação é um momento sagrado de conexão e aconchego entre mamãe e bebê. Por isso, se você conseguir, curta cada segundo dessa fase!
Fase 2: De seis meses a um ano
A partir dos 6 meses, o recém nascido se torna um bebê e começa a experimentar os alimentos aos poucos.
É o que se entende como alimentação complementar à amamentação, sendo um processo de introdução alimentar que
requer muita paciência e cuidado com essa novidade de sabores e texturas que o bebê está conhecendo.
Nessa fase, você apresenta alimentos naturais e saudáveis de cada grupo, ou seja, proteínas, carboidratos, legumes, verduras, frutas e gorduras naturais.
Fase 3: De um a dois anos
Aqui a criança está desenvolvendo as habilidades motoras e cognitivas com maior intensidade. Logo, ela já consegue seguir uma
dieta infantil mais madura do que a anterior, podendo mastigar os alimentos e comer porções maiores.
Inclusive, é nessa fase que os alimentos preparados para os adultos já podem ser oferecidos para o bebê. Isso facilita bastante a dinâmica da casa, concorda?
Lembre-se de não oferecer alimentos picantes, muito temperados e, como falamos acima, açúcar ou alimentos industrializados e palatáveis.
Fase 4: De dois a dez anos
Com a criança já crescida, essa é a hora de ficar com os olhos abertos para evitar possíveis distúrbios nutricionais nas crianças por começarem a ter acesso aos alimentos com alto teor de açúcar, sal e gorduras saturadas.
Por isso, é muito importante que os pais deem o exemplo e se alimentem de forma saudável, além de praticarem atividades físicas com regularidade e estimular que as crianças façam o mesmo.
A verdade é que o processo de construção de uma alimentação saudável para crianças é um grande desafio para qualquer pai e mãe, porém de extrema importância para a formação de um adulto forte e saudável ao longo da vida.
Por isso, não deixe de oferecer uma
alimentação infantil saudável e equilibrada para as crianças desde os primeiros momentos!"