Você já sentiu um cheiro que te lembrou de outro lugar ou situação? Pode ser um perfume que você usava na juventude, o cheiro da sua comida preferida ou até mesmo da primeira casa em que você morou. Estes aromas provocam sensações que podem ser boas ou ruins.
As empresas também perceberam o impacto dos aromas nas pessoas e decidiram usá-los para melhorar os seus negócios.
Em 2002, Rafael Mamede, 37, notou que, diferentemente do Japão e dos Estados Unidos, o Brasil explorava pouco este setor conhecido como marketing olfativo. Foi então que ele decidiu fundar a Aromarketing e auxiliar as empresas a ter um cheiro único que fosse marcante para os clientes.
“Nós atendíamos várias lojas espalhadas por Salvador”, conta o empresário. Na época, a Aromarketing tinha 40 opções de fragrâncias em seu catálogo compradas de uma empresa coreana. Consequentemente, só poderia atender 40 estabelecimentos. Ele percebeu que, se continuasse trabalhando da mesma forma, o seu empreendimento teria dias contados.
E foram os clientes das lojas que deram a ideia de como ele poderia expandir o seu negócio e criar suas próprias fragrâncias. Muitas pessoas sentiam os aromas e queriam comprá-los para usar em outros lugares. Foi quando ele se juntou com a amiga Nayana Pedreira para criar a perfumaria Acqua Aroma, especializada em produtos para casa .
Assim como nas empresas, os aromas também são pensados para cada ambiente. “Queremos promover a melhor experiência possível para as pessoas dentro de casa. Nós pensamos nos lugares em que o aroma será aplicado e quem estará lá”, diz Nayana. No quarto, por exemplo, pode ser usado um cheiro para relaxar, enquanto em uma sala de estudos é indicado um que ajude na concentração.
Além do aroma, a empresa também decidiu investir no design do produto para que ele fosse usado como decoração em casa. “As pessoas costumavam deixar os difusores de aromas escondidos atrás dos móveis. Mas nós conseguimos incorporar o conceito de decorar com aromas”, afirma Nayana.
Com o sucesso da empresa no Brasil, que faturou R$ 20 milhões em 2017, a marca está começando o processo de internacionalização, com a inauguração de uma distribuidora em Orlando, Flórida (EUA).
“Agora concorremos as maiores empresas do mundo neste setor. Isso mostra a qualidade dos nossos produtos”, diz Rafael. Além disso, a empresa também planeja ter 70 lojas espalhadas pelo Brasil até o final de 2022.
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