Quem nunca enfrentou aqueles fios arrepiados e rebeldes que parecem ter vida própria? Além de deixar você com uma aparência descuidada, o cabelo com frizz também pode ser um sinal que algo não está certo com os seus fios.
A verdade é que ter um
cabelo com frizz tem grande impacto na sua autoestima, uma vez que o cabelo é considerado
parte primordial de sua identidade. Por isso, quanto mais bonito, saudável e bem cuidado, melhor.
Um cabelo com frizz é caracterizado por ter fios arrepiados, desalinhados e difíceis de manter no lugar, podendo acontecer em diversos tipos de cabelo, como os lisos, cacheados e ondulados.
Existem alguns fatores que causam o
frizz do cabelo:
A falta de hidratação dos seus fios;
A utilização de produtos inadequados;
A fricção excessiva do cabelo na toalha ou travesseiro;
O uso de chapinha e secador;
Estar em ambientes muito úmidos.
Por isso, é muito importante que você cuide do cabelo para eliminar o frizz existente e, ao mesmo tempo, prevenir que ele apareça com facilidade no futuro.
Até porque
as chances de o frizz aparecer em um cabelo saudável e hidratado são bem menores do que no cabelo ressecado, concorda?
Então se você está buscando soluções para deixar o cabelo sem frizz, saiba que é preciso adotar alguns hábitos diários para que você consiga deixar os fios bem bonitos, macios e alinhados.
Os principais hábitos que um cabelo com frizz deve ter são:
1) Usar escovas ou pentes de madeira.
A madeira é um material que naturalmente possui propriedades anti estáticas, ou seja, vai fazer com que os fios arrepiados do frizz desmaiem e se mantenham alinhados.
Além disso, prefira pentes ou escovas com dentes largos e também desembarace o cabelo começando das pontas e suba até a raiz. Esse combo evita a quebra dos fios, ajudando ainda mais no aspecto bonito, saudável e retirando o frizz do cabelo.
2) Não esfregar o cabelo na toalha.
Quando você esfrega o cabelo na toalha para retirar o excesso de água, você está criando um atrito excessivo entre um fio e outro, fazendo com que eles quebrem com mais facilidade e fiquem com mais frizz.
Ao invés disso, apenas pressione suavemente os cabelos na toalha, sem esfregar, para retirar o excesso de água do banho.
Uma dica é utilizar uma camiseta de algodão macia, pois esse material ajuda ainda mais a tirar o frizz do cabelo.
3) Aplicar protetor térmico e/ou leave-in.
Antes de usar qualquer secador, chapinha e modeladores, sempre aplique um protetor térmico nos fios.
Isso porque eles formam uma barreira protetora que protege o fio do calor, impedindo que o calor deixe seu cabelo com frizz e ressecado.
Além disso, sempre use um leave in nos cabelos quando não usar uma fonte de calor, pois esse tipo de produto contém ingredientes hidratantes e disciplinadores que deixam os fios alinhados e sem frizz.
4) Rotina de hidratação regular.
A hidratação dos cabelos é uma das principais causas do frizz, então é fundamental que você crie uma rotina capilar com máscaras e condicionadores específicos para ter um
cabelo sem frizz.
Prefira os produtos com ingredientes naturais, como óleos naturais, ceramidas ou manteigas, pois eles
contribuem para manter a umidade e a suavidade dos fios por inteiro.
Os hidratantes devem ser usados no banho após a aplicação do shampoo. Deixe agir pelo tempo indicado no produto, enxágue bem para tirar todo o resíduo e evitar que o cabelo fique com aspecto pesado e grudento quando secar.
Mas veja…
Nada adianta usar essas dicas apenas uma vez e esperar que o frizz vá embora.
É preciso ser consistente e paciente para que os resultados apareçam de forma mais definitiva, tudo bem?
Em resumo, se você está cansada de ter um
cabelo com frizz, saiba que incluir essa rotina de cuidados capilares é fundamental para conquistar um cabelo lindo, hidratado e livre de preocupações.
Invista em você sempre!