Nada é mais angustiante do que ver o seu bebê chorando inconsolavelmente, sofrendo por conta da temida cólica. Contudo, saiba que existem formas de aliviar a cólica em recém nascido e acabar com essa frustração que vocês estão sentindo.
A
cólica em recém nascido faz parte do desenvolvimento digestivo do bebê, começando por volta da segunda semana de vida e podendo durar até o quarto mês. Ou seja, essa fase angustiante
vai durar um bom tempo.
A cólica em recém nascido é causada pelas frequentes contrações no trato gastrointestinal do bebê por conta da própria imaturidade do intestino, sensibilidade aos alimentos e gases, bastante comuns nessa fase.
Então quais são os principais sintomas de
cólica em bebê recém nascido?
Choro intenso, especialmente no final da tarde ou à noite;
Pernas encolhidas e/ou barriga mais rígida;
Agitação e irritabilidade após as mamadas;
Dificuldade para dormir ou manter o sono a noite toda.
Logo, se você identificou esses sintomas de cólica no recém nascido em casa, provavelmente o seu bebê está sofrendo com isso.
Mas calma, agora que você entendeu o que é a cólica em recém nascido, separamos algumas dicas práticas para
te ajudar nesse processo de alívio das dores do seu bebê:
1) O que é bom para aliviar cólica no bebê recém nascido?
Dica 1: Faça massagens suaves na barriga do bebê, em movimentos circulares e no sentido horário ou flexionando as perninhas contra a barriga. Isso vai aliviar as dores e ajudar o bebê a eliminar os gases.
Dica 2: Aplique uma fralda ou bolsa térmica levemente quente na região abdominal do bebê, pois isso também ajuda a aliviar as dores causadas pela cólica.
Dica 3: Dê um banho morno para ajudar o bebê a relaxar do estresse e desconforto por conta da cólica.
Dica 4: Coloque o bebê para arrotar, pois isso ajuda a eliminar os gases causados pela ingestão de ar ao tomar o leite.
2) O que a mãe não deve comer para evitar cólica no recém nascido?
Se você é mamãe e está amamentando o bebê, evite ingerir alimentos com potencial de causar gases, estufamento ou qualquer tipo de alimento com alto poder de fermentação no organismo.
Os alimentos mais comuns são brócolis, repolho, feijão, leite de vaca, queijo, refrigerantes, cafeína e alimentos ultraprocessados.
3) Dicas extras para aliviar o estresse no bebê quando estiver com cólica.
Em primeiro lugar, crie uma atmosfera tranquila e aconchegante para ficar com o seu bebê enquanto ele estiver sentindo dores.
Por isso, coloque músicas relaxantes como plano de fundo, deixe a luz baixa e mantenha o
ambiente agradável para despertar sensações calmantes nesse momento.
Além disso, manter contato com ele o tempo inteiro é uma ótima estratégia para melhorar a
cólica no recém nascido.
Logo, procure manter contato pele a pele durante esse processo e converse com seu bebê para que ele fique mais calmo e se sinta mais seguro por estar nos seus braços.
Bom, esperamos que com essas dicas em mãos você consiga aliviar o estresse e o desconforto que o seu bebê está passando.
Lembre-se que cada bebê é único e vale experimentar cada uma dessas estratégias para descobrir qual funciona melhor com ele, tudo bem?
E nós entendemos, a
cólica em recém nascido é angustiante tanto para você, como para o bebê. Contudo, se mantenha firme, confiante e ofereça todo o amor e conforto que seu bebê precisa nesse momento.
Vai ficar tudo bem!