A decoração de quarto de menina possui um papel essencial no bem estar, no desenvolvimento e na formação da sua filha enquanto pessoa, uma vez que é um cantinho de refúgio e identidade só dela.
E a boa notícia é que você consegue fazer uma
decoração para quarto de menina encantadora e acolhedora sem comprometer as finanças, pois o que vale aqui é
ser intencional em cada detalhe para atender as necessidades dela.
Além de deixar o quarto mais bonito, a decoração para quarto de menina contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Ou seja, estimula a imaginação, promove um sono de qualidade, desenvolve o senso de identidade e independência, dentre outros aspectos positivos para o crescimento dela.
Logo, o quarto da menina é o lugar onde ela pode expressar sua personalidade e se sentir segura, estimulada e feliz!
Mas como criar um ambiente que satisfaça as necessidades cognitivas e emocionais de uma criança?
Vamos listar os 4 pilares essenciais que a decoração de quarto de menina precisa ter para atender as necessidades dela…
Anote.
Precisa estimular a criatividade;
Precisa incentivar a organização;
Precisa trazer conforto e segurança;
Precisa ativar o desenvolvimento cognitivo.
Mas você deve estar se perguntando: o que não pode no quarto de uma menina para ela se sentir confortável, segura e acolhida?
Bom, se você está sem ideia para quarto de menina e precisa montar uma decoração prática e simples, não se preocupe…
Separamos dicas do que não pode faltar na decoração para
quarto infantil de menina conforme cada faixa etária:
- Faixa etária: 0 a 3 anos.
Berço:
Nessa fase, o sono do bebê é uma das coisas mais importantes para o desenvolvimento saudável dele. Por isso, escolha um lugar seguro e um berço bastante confortável para ajudar sua filha a dormir bem a noite toda.
Cores suaves:
Sobre a decoração para quarto de bebê feminino, aposte em cores neutras nas paredes, móveis e itens decorativos, pois tudo que ela precisa é de uma atmosfera tranquila e sem distrações.
Móbiles:
Os móbiles são pequenos brinquedos que ficam pendurados no berço, sendo ótimos para estimular a visão da sua filha nesses primeiros anos de vida. Vale colocar um no berço da sua filha sem problemas!
- Faixa etária: 4 a 7 anos.
Temática:
Esse é o momento que sua filha quer explicar a criatividade, então aproveite para incluir elementos relacionados aos personagens ou temas que sua filha gosta, como princesas, animais ou jardim, por exemplo.
Área de estudos:
Agora que ela cresceu um pouco, separe um espaço com uma mesa e uma cadeira para incentivar o hábito do estudo, da criatividade e da responsabilidade para fazer as tarefas de casa.
Quadros interativos:
Outra forma de estimular a criatividade num quarto infantil de menina é adicionar quadros magnéticos ou lousas para que sua filha consiga desenhar, escrever e brincar à vontade.
- Faixa etária: 8 a 12 anos.
Área de leitura:
Na pré adolescência, aproveite para criar um cantinho confortável para a leitura, comum uma cadeira ou poltrona confortável, estante com os livros favoritos dela e uma luminária.
Organização:
Uma ideia para quarto de menina que ajuda no amadurecimento dela é incluir nichos, prateleiras e caixas organizadoras para ensinar sua filha a manter o quarto sempre limpo e organizado.
Espelho:
Como ela está prestes a entrar na adolescência, é comum que ela comece a mostrar sinais de vaidade. Logo, considere incluir um espelho de corpo inteiro para sua filha se arrumar, caso faça sentido nesse momento.
Lembre-se que essas são sugestões e que cada criança é única, ok?
A ideia aqui é te mostrar dicas para que você perceba quais as necessidades cognitivas e emocionais de cada fase e como elas se aplicam na decoração.
No final das contas, o mais importante é você criar uma
decoração de quarto de menina que traga aconchego, segurança e reflita a personalidade dela conforme os anos vão passando.
Boa sorte!