Já diz o ditado, chique é ser do bem! Usar materiais sustentáveis para compor ambientes é uma das principais tendências de decoração para 2018. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com os impactos ambientais que afetam o meio ambiente, e isso se reflete também no segmento de arquitetura e decoração.
A forte tendência da decoração sustentável reflete a responsabilidade com o meio ambiente sem perder de vista a beleza e a funcionalidade do espaço. Esta foi uma das inspirações das arquitetas Larissa Oliveira e Gabriela Lotufo ao assinarem o ambiente “Casa Sustentável”, um dos espaços da 32ª Casa Cor São Paulo, a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas.
Com 85m², a Casa Sustentável conta com dez espaços e em todos eles foram usados materiais reutilizados, como pastilhas produzidas a partir de garrafas PET, rodapés de isopor reciclado e piso de madeira de demolição restaurada. A arquiteta Larissa Oliveira afirma que apostar na decoração sustentável é uma forma de mostrar que existem materiais no mercado de decoração para esta linha de projetos e que eles podem ser aplicados tanto em ambientes mais sofisticados quanto mais simples. “Em nosso projeto buscamos as alternativas mais sustentáveis do mercado. As pessoas ainda têm preconceito com este tipo de material, mas a estética e a qualidade destes produtos são bem parecidos com os convencionais”, conta a arquiteta.
![](“/arquivos/01-decor-sustentavel.jpg?v=637781227633630000")
Em sua estreia na Casa Cor São Paulo, a arquiteta diz que se inspirou em uma décor com tendências joviais e descontraídas, além da interação entre os ambientes. “O comportamento do consumidor mudou e os imóveis estão cada vez mais compactos. Integrar espaços é uma solução para os apartamentos menores”, conta Larissa.
Na sala integrada com a cozinha, os móveis em madeira restaurada se contrapõe com cadeiras na cor laranja-rosado e as portas coloridas em azul turquesa. No banheiro, a arquiteta traz a proposta dinâmica e diferente ao instalar a máquina de lavar no banheiro, uma prática muito utilizada pelas famílias do Hemisfério Norte. Outra tendência que permanece na alta decoração é madeira em banheiros e lavabos. As bancadas de madeira estão com tudo e substituem as bancadas de mármores e granitos.
No projeto, a arquiteta optou por uma pia de porcelana preta sobre a bancada de madeira que contrapõe com a parede revestida com pastilhas na cor azul. Para trazer charme e aconchego ao ambiente, Larissa usou itens decorativos como um vaso de planta autoirrigável e um difusor cerâmico da nossa Linha Cores da Terra.
A arquiteta revela que todos os objetos que compõem a decoração foram escolhidos com cuidado optando por artefactos que possuem uma proposta semelhante ao projeto, como por exemplo, o vaso da planta do banheiro é autoirrigável, ou seja, a planta só consome a água necessária para sua sobrevivência. Já o difusor cerâmico é produzido 100% com cerâmica natural, recurso renovável de baixo impacto no ambiente.
Apesar de ser uma forte tendência no ramo da decoração, a arquiteta alerta que não basta criar uma decoração sustentável, as pessoas precisam ter consciência ambiental e saber como utilizar os artefactos do ambiente. Ela finaliza que, além dos materiais reutilizados, instalou projetos para controle de recursos naturais, como programa de gerenciamento de água e sistema de automação para economizar energia elétrica.
A decoração sustentável não consiste apenas no uso de materiais recicláveis nos ambientes, é fundamental a criatividade e competência do arquiteto no momento da realização do projeto.
Fotos: Casa Cor/ Divulgação