Na estação mais quente do ano é preciso redobrar a atenção quando o assunto é cuidado com a pele. As altas temperaturas e o aumento dos raios ultravioletas são os principais vilões para as doenças na epiderme. Além disso, a água salgada do mar e o cloro da piscina também contribuem para o ressecamento, tanto da pele quanto dos cabelos.
A luz solar também pode trazer benefícios à saúde, caso a exposição seja feita de forma correta. O sol é fundamental para estimular a produção de vitamina D, além de ajudar a prevenir doenças como osteoporose, depressão, diabetes, doenças autoimunes e cardíacas. Porém, a exposição excessiva à luz solar pode causar efeitos nocivos na pele. Por isso, é indispensável cuidarmos e protegermos a pele nesta época do ano.
Evitar a exposição ao sol entre 12h e 16h é uma das principais medidas de prevenção, pois neste período ocorre uma grande emissão dos raios UVB que causam danos à saúde. O protetor solar é o amigo nº 1 quando o assunto é sol. É importante consultar um dermatologista para saber qual o protetor solar indicado para a sua pele e repor o produto a cada 3 horas. Além disso, o consumo de água, o uso correto do protetor solar, do hidratante e dos acessórios que protegem do sol, como óculos, viseira e chapéu, também são passos fundamentais para preservar a derme e diminuir os riscos de doenças e infecções.
Os especialistas recomendam beber 2 a 3 litros de água por dia! Durante o verão, aumentam-se os riscos de desidratação, pois a pele tem maior perda de água. Outras bebidas como sucos de frutas naturais, água de coco e chá gelado também são indicadas para serem ingeridas nesta época.
Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, os especialistas acreditam que quatro em cinco casos de câncer da pele poderiam ser evitados, uma vez que os danos causados pelos raios UV são evitáveis. O órgão aponta também que o câncer de pele é o mais incidente em ambos os sexos. Por isso, é importante cuidar da pele não somente no verão, mas durante o ano todo.
Outra dica importante é não escolher refeições com alimentos gordurosos e picantes. Opte por uma alimentação mais leve e de fácil digestão como frutas, vegetais e massas.