É normal sentir ansiedade por algumas situações ou em momentos específicos da vida, mas quando esse sentimento é persistente, é preciso tomar alguns cuidados para que não se torne um problema sério. Selecionamos algumas dicas para você colocar em prática e evitar que a ansiedade estrague seu dia a dia.
Organização e Foco
Ter organização em relação às suas tarefas pode ajudar bastante. Manter uma agenda de compromissos e prazos, registrar quanto tempo você prevê que será necessário para cada atividade e concentrar-se em uma coisa de cada vez faz toda a diferença. Quando adotar esses hábitos você verá que é possível vencer aquela montanha de atividades sem precisar sofrer por antecipação. Além disso, o fato de saber previamente o que precisa ser feito te permite reordenar prioridades para lidar com os imprevistos.
Relaxe os músculos
As várias tensões do cotidiano frequentemente se refletem em dores musculares. Para relaxar os ombros, eleve-os até onde conseguir, mantenha essa posição por 5 segundos e solte. Faça também movimentos circulares com os ombros. Para o pescoço, curve-o para a frente e segure essa posição por 10 segundos. Depois, mantendo o corpo voltado para a frente e a coluna reta, vire-o para a direita e também fique assim por 10 segundos; repita virando-se para o lado esquerdo.
Reserve tempo para você
Assim como o corpo, sua mente também acumula os pequenos problemas do dia a dia e precisa de pausa para relaxar. Tenha sua satisfação como uma prioridade e reserve tempo para fazer as atividades que você gosta. Não deixe a vida pessoal de lado nem esqueça suas atividades de lazer.
Respire profundamente
Nos momentos em que estamos ansiosos, nossa respiração acelera, tornando-se ineficaz para levar a quantidade ideal de oxigênio para o cérebro. Para ajudar existe uma técnica de respiração muito simples: inspire lentamente enquanto conta até três; segure o ar contando até três; solte contando até três. Faça ciclos como esse durante um minuto e sinta a diferença. Se possível, pratique esse exercício em um ambiente aromatizado com uma fragrância de efeito relaxante, como Lavanda.
Reduza o consumo de cafeína
Queridinho dos brasileiros, o café pode ser um vilão quando o assunto é ansiedade, porque a cafeína é uma substância estimulante. Aliás, não é só o café! Você sabia que o guaraná natural contém cafeína? Fique sabendo. O chá preto, o chá verde e os refrigerante de cola também devem ser evitados pelo mesmo motivo.
Agora que você conhece algumas maneiras de driblar a ansiedade, coloque-as em prática e preste atenção aos resultados. Entretanto, não deixe de procurar ajuda especializada caso perceba que a sensação não vai embora ou que está atrapalhando suas atividades rotineiras.