Fazer esfoliação do corpo traz uma sensação ótima, concorda? É um momento de cuidado pessoal que nos permite relaxar e desfrutar de uma pele super suave e radiante.
No entanto, é importante saber como e com que frequência fazer a
esfoliação do corpo, porque ao mesmo tempo que ela é maravilhosa, ela também pode
prejudicar a saúde da pele.
A esfoliação do corpo é um procedimento que remove as células mortas da camada superficial da pele, revelando uma pele mais fresca e revitalizada por baixo. Isso é feito com a aplicação de produtos esfoliantes, que ajudam a eliminar as impurezas e células mortas.
1) Quais os benefícios de esfoliar o corpo?
Agora que entendemos o que é a esfoliação do corpo, vamos explorar quais benefícios você sente no seu corpo:
Deixa a pele mais macia ao toque; Recupera o brilho natural e o viço da pele; Reduz a aparência de linhas finas, estimulando a renovação celular; Faz os hidratantes absorverem melhor na pele, tornando a hidratação mais eficiente; É relaxante, revigorante e traz bem estar.2) Quais os tipos de esfoliante de corpo?
Existem vários formatos de
esfoliante para o corpo e sua escolha depende da necessidade da sua pele.
As 3 principais formas de esfoliante de pele são:
Esfoliantes Corporais: possui grânulos que esfoliam suavemente a pele, removendo as células mortas; Escovas Secas: é uma escova de cerdas naturais que deve ser esfregada antes do banho e estimula a circulação sanguínea; Esfoliação Química: utiliza ácidos suaves para dissolver as células mortas da pele.No entanto, independentemente do tipo de esfoliante para o corpo que você usar, lembre-se de hidratar a pele!
Uma pele hidratada se recupera melhor da esfoliação e
se mantém viçosa e macia por muito mais tempo.
3) Com qual frequência pode esfoliar a pele?
A frequência ideal de esfoliação da pele pode variar de pessoa para pessoa, dependendo do tipo de pele, das condições ambientais e do
esfoliante para o corpo que você vai usar.
No entanto, aqui estão algumas regrinhas gerais para você seguir, de acordo com seu tipo de pele:
Pele Normal a Seca:
Para pessoas com pele normal e seca, o intervalo recomendado para usar qualquer esfoliante para o corpo é, geralmente, de uma a duas vezes por semana.
Pele Sensível:
Se você tem pele sensível, é importante ser mais cautelosa. Uma vez por semana ou a cada duas semanas pode ser o suficiente para evitar irritações.
Pele Oleosa ou Acneica:
Geralmente de duas a três vezes por semana, para ajudar a controlar a produção de óleo e prevenir entupimento dos poros.
Esfoliação Química:
Se você está usando produtos de esfoliação química, como ácidos alfa-hidroxi (AHA) ou beta-hidroxi (BHA), siga à risca as instruções do produto ou do seu dermatologista.
4) Cuidados após esfoliar a pele.
Os cuidados após a esfoliação de pele são tão importantes quanto o pré!
Em primeiro lugar, enxágue completamente a pele para remover todos os resíduos do esfoliante para o corpo.
Em seguida, aplique um hidratante de boa qualidade imediatamente após a esfoliação, enquanto a pele ainda está úmida. Isso é fundamental para
selar a umidade e a hidratação na pele!
Se você esfoliar a pele antes de sair ao sol, aplique protetor solar para proteger a pele recém-esfoliada dos danos causados pelos raios UV.
Evite banhos quentes ou saunas logo após usar qualquer esfoliante para o corpo, pois isso pode ressecar a pele. Opte por água morna!
Além disso, observe a reação da sua pele nas horas e dias seguintes.
Se ocorrer vermelhidão, coceira, irritação ou qualquer outra reação adversa, interrompa a esfoliação e consulte um dermatologista!
E aí, conseguimos te ajudar?
A esfoliação de pele é uma parte importante dos cuidados com a pele, mas deve ser feita com moderação e de forma suave para evitar danos.
Por isso, esteja sempre atenta às necessidades da sua pele e desfrute dos momentos de relaxamento e rejuvenescimento que a
esfoliação do corpo pode proporcionar à sua rotina de cuidados pessoais!
Se cuide!