Ter uma boa noite de sono é fundamental para a saúde e isso significa, antes de mais nada, cumprir todos os estágios do sono para garantir que o corpo e o cérebro se recuperem da maneira correta.
Ao cumprir todos os
estágios do sono, você permite que ocorram diversos processos para a manutenção da sua saúde física e mental. Ou seja, aprender a dormir melhor significa
investir na sua qualidade de vida em todos os aspectos.
Os estágios do sono são divididos em 4 fases, cada uma com sua função e duração específica, sendo importantes para consolidação da memória, liberação de hormônios, regulação do humor, melhora da imunidade, controle do peso, dentre outros benefícios.
Logo, para alcançar o
sono profundo ideal, você deve passar por todas as etapas do sono para que seu corpo esteja saudável.
Veja quais são os 4 estágios do sono e o que acontece em cada fase:
Estágio 1: sono leve, onde ocorre a transição entre a vigília e o sono em si;
Estágio 2: sono intermediário, onde existe uma diminuição da atividade cerebral, relaxamento muscular e do metabolismo como um todo;
Estágio 3: conhecido como sono de ondas lentas, pois ocorre a diminuição das ondas cerebrais, além de ocorrer a regeneração física e liberação dos hormônios;
Estágio REM: o Rapid Eye Moviment é o estágio 4 e, como o próprio nome diz, ocorre o movimento rápido dos olhos, consolidação da memória, processamento das emoções e os sonhos vívidos.
Mas o que você pode fazer para ajudar seu corpo a passar por todas as etapas do sono até chegar no tempo ideal de sono profundo?
O segredo está em fazer a higiene do sono corretamente para que seu corpo entenda que
chegou o momento de desacelerar e adormecer.
Para te ajudar, separamos para você algumas
dicas para dormir bem e garantir uma noite inteira de sono, passando por todos os estágios necessários.
Dá uma olhada…
Dica 1: Evite consumo de cafeína e alimentos pesados.
A cafeína e os alimentos pesados exigem que o seu corpo permaneça trabalhando para processar tudo que você acabou de consumir. Ou seja, ao invés de estar desacelerando, ele estará mais ativo do que nunca.
Por isso, prefiro alimentos leves antes de dormir para ajudar seu corpo a descansar.
Dica 2: Crie uma rotina noturna.
Estabeleça uma rotina regular de horários para dormir e acordar, respeitando o ciclo circadiano.
Seu corpo gosta de previsibilidade, então uma vez que você se habitue a deitar e levantar no mesmo horário todos os dias, ele automaticamente vai pedir para se recuperar nesse intervalo.
Dica 3: Cuide do ambiente ao seu redor.
Faça com que seu quarto se torne um ambiente propício para o sono, com temperatura adequada, escuridão e silêncio.
Para ajudar, use óleos essenciais, perfumes de ambientes ou renovadores de lençóis para
criar uma atmosfera acolhedora e induzir seu corpo ao sono.
Esse conjunto de atitudes faz com que seu cérebro comece a produzir a melatonina para você dormir e se mantenha assim a noite inteira.
Dica 4: Faça atividades relaxantes.
Existem algumas coisas que ajudam a dormir para fazer durante a higiene do sono, como tomar um banho quente, ler um livro ou fazer uma meditação.
Escolha uma atividade que você goste e inclua na sua rotina noturna para facilitar com que você pegue no sono e consiga dormir melhor a noite inteira.
Dica 5: Desconecte-se.
Essa talvez seja a dica mais desafiadora, uma vez que estamos conectadas o tempo inteiro. Contudo, se esforce para deixar o celular e o seriado de lado pelo menos 1 hora antes de dormir.
Coloque o celular em modo noturno, desligue a televisão, deixe o computador de lado. Isso é fundamental para que seu corpo consiga desacelerar sem distrações desnecessárias.
Lembre-se que adotar práticas que favoreçam um sono de qualidade é essencial para que você consiga passar por todos os
estágios do sono. Por isso, cuide de si mesma e da sua saúde.
Durma bem!