A respiração é uma função vital que muitas vezes subestimamos. No entanto, os exercícios de respiração tem um papel fundamental não apenas na nossa sobrevivência, mas também na promoção do bem estar mental.
Isso porque, quando pensamos nos
exercícios de respiração, descobrimos que a respiração vai além de um ato automático; ela é uma ponte direta para o sistema nervoso autônomo, permitindo que você module as suas respostas emocionais e cultive um
estado mental mais equilibrado.
Também conhecido como respiração consciente, os exercícios de respiração envolvem a manipulação consciente do padrão respiratório. Isso permite que você se conecte mais profundamente com a passagem de ar pelo nariz e pulmão.
Benefícios dos exercícios respiratórios:
Como falamos, o exercício de respiração para acalmar a mente é uma ponte direta para o sistema nervoso.
Ou seja, a respiração por si só é capaz de
modular o seu comportamento como num passe de mágica, entende?
Inclusive, conhecer os exercícios de respiração para ansiedade é fundamental para você enfrentar crises repentinas de ansiedade ou estresse.
Veja como os
exercícios respiratórios impactam no seu sistema nervoso:
Diminui os níveis de cortisol, o hormônio do estresse; Fortalece os músculos respiratórios; Melhora a concentração e clareza mental; Equilibra as emoções.Agora, vamos explorar três técnicas de exercícios de respiração que você pode incorporar em sua rotina diária.
3 Exercícios respiratórios para ansiedade e estresse:
Existem diversas formas de domar o corpo e a mente por meio da respiração.
Aproveite para praticar os exercícios respiratórios no dia a dia para se manter equilibrada e, se por acaso você for pega de surpresa por uma crise de ansiedade, estará pronta e segura para interromper essa crise.
Mas quais são eles?
Então, veja os 3 principais
exercícios respiratórios:
1) Respiração Diafragmática:
Sente-se confortavelmente ou deite-se; Coloque uma mão no peito e outra no abdômen; Inspire profundamente pelo nariz, enchendo primeiro o abdômen e depois o peito; Expire lentamente pela boca, esvaziando primeiro o peito e depois o abdômen.2) Respiração Coerente ou 4-7-8:
Inspire silenciosamente pelo nariz contando até 4; Segure a respiração contando até 7; Expire completamente pela boca contando até 8; Repita o ciclo pelo menos quatro vezes.3) Respiração Alternada ou Nadhi Shodhana:
Sente-se confortavelmente com a coluna ereta; Use o polegar para fechar a narina direita e inspire pela esquerda; Feche a narina esquerda com o dedo anelar, abra a direita e expire; Continue alternando por alguns minutos.E aí, conseguimos te ajudar?
Reserve alguns minutos todos os dias para se
reconectar com sua respiração. Eles são simples, rápidos, fáceis de fazer e você aprenderá rapidinho!
É muito importante integrar os
exercícios de respiração em sua rotina sentir as mudanças incríveis para sua saúde mental.
Respire e esteja presente!