"Você já ouviu falar em estratégias de gestão do tempo para que você consiga cumprir com todas as suas tarefas do dia?
Hoje em dia, as estratégias de
gestão do tempo são muito utilizadas em empresas, mas você também pode aplicá-las na vida pessoal para melhorar sua organização do tempo e
ter mais qualidade de vida.
Fazer a gestão de tempo significa organizar e planejar o seu tempo seguindo uma forma específica, de modo que facilite a realização das suas tarefas com eficiência e produtividade.
A verdade é que a sua vida se torna muito mais tranquila quando você consegue fazer um gerenciamento do tempo, sabe?
Aquela sensação de que as obrigações nunca acabam ou de que você está sempre sobrecarregada vai embora, simplesmente porque agora você sabe que cada obrigação tem sua hora de ser cumprida.
Ou seja, o lema aqui é uma coisa de cada vez!
Fora que, se você organizar direito, ainda sobra tempo para você incluir atividades prazerosas para cuidar de si mesma, que é fundamental para sua saúde mental e sua autoestima, ok?
Logo, quais são os principais benefícios de quem sabe fazer um bom
gerenciamento do tempo?
Mais produtividade e mais eficiência no seu trabalho
Mais auto confiança por saber que você consegue cumprir tarefas
Mais momentos livre para fazer o que gosta
Mais tempo de qualidade com sua família e amigos
Contudo, um dos grandes desafios é justamente fazer todas as áreas da sua vida funcionarem de forma sincronizada, como se uma fosse dança, concorda?
Isso porque cada área necessita de uma postura específica para que você consiga dar conta da melhor maneira possível.
Para te ajudar nessa, separamos algumas estratégias de gerenciamento do tempo para você aplicar nas principais áreas da sua vida:
Maternidade:
Em primeiro lugar, defina quais os horários das principais tarefas dos seus filhos ao longo do dia. Ou seja, tomar banho, se alimentar, estudar e ter uma rotina de sono.
Dessa forma, você conseguirá fazer uma melhor
organização do tempo deles e conciliar a sua agenda para que vocês estejam cada minuto possível juntos.
Lembre-se que o tempo com seus filhos passa rápido demais! Se organize e aproveite ao máximo.
Casamento:
Quando você está dividindo a vida com outra pessoa, é muito importante que vocês conversem sobre suas necessidades e expectativas para manter o relacionamento sempre saudável.
Por exemplo, escolham um momento da semana para vocês curtirem a companhia um do outro. Pode ser saindo para jantar, ir ao cinema, caminhar na praça, ficar de bobeira em casa, o que vocês mais gostarem!
No sentido contrário,
definam as responsabilidades de cada um dentro de casa, de acordo com suas próprias inclinações naturais, como pagar as contas, administrar o dinheiro da casa, fazer as compras de supermercado, etc.
Trabalho:
Procure parar um momento durante o final de semana, de preferência no domingo à noite, para fazer uma lista de todas as tarefas que você deve cumprir ao longo da semana.
Isso fará com que você tenha mais clareza do que precisa ser feito em cada dia e não se desespere por sentir que está sobrecarregada.
Então como fazer uma boa gestão de tempo no trabalho?
Gaste o tempo adequado para cada tarefa. Nem mais, nem menos;
Não comece a próxima tarefa sem finalizar a tarefa anterior
Sinalize as tarefas concluídas na medida que elas são feitas
Uma boa forma de ter essa visão semanal, quinzenal e mensal é utilizando planners físicos ou aplicativos de gerenciamento das tarefas.
Além disso, deixe o celular longe enquanto estiver trabalhando para evitar se distrair com as redes sociais!
Casa:
Crie uma rotina de limpeza e organização semanal e mensal para te dar mais previsibilidade e você conseguir manter a casa limpa e agradável.
Isso inclui, por exemplo, definir os dias de faxina leve e pesada, lavanderia, arrumação dos quartos, etc.
Para facilitar ainda mais esse processo, invista em utensílios domésticos ou eletrodomésticos que agilizam as tarefas da casa, como aspiradores de pó e mop. Assim sobrará mais tempo para você realizar outras tarefas do dia!
Contudo, também considere contratar serviços de limpeza para sua casa! O fato de você delegar essas funções não precisa ser visto como algo ruim, mas sim uma forma de otimizar seu tempo.
Bom, agora que você entendeu como fazer o controle do tempo nas principais áreas da sua vida, lembre-se de algo muito importante…
Saiba dizer não!
É impossível ser perfeita e abraçar o mundo. Por isso, não se sinta culpada por dizer não e colocar limites, tudo bem?
Foque no que é importante para você,
assuma o que foi planejado e tenha paciência para viver um dia de cada vez.
A
gestão de tempo nada mais é do que uma questão de saber priorizar e organizar os seus compromissos e responsabilidades, sem sacrificar a sua saúde e a sua qualidade de vida.
Esperamos que você consiga ter uma rotina mais leve!"