A perfumaria é uma arte belíssima, que combina os mais variados aromas para produzir suas obras. As matérias-primas utilizadas são inúmeras, centenas delas de origem natural e outras milhares sintetizadas em laboratório.
Já teve curiosidade de saber a aparência e fatos inusitados sobre elas? Acompanhe o primeiro post de uma série do Blog da Acqua Aroma e conheça mais sobre algumas das matérias-primas naturais mais usadas na perfumaria ao redor do mundo.
Baunilha
A baunilha, famosa por seu efeito afrodisíaco, é produzida por um tipo específico de orquídea, a Vanilla planifolia, uma planta trepadeira originária do México. Quando amadurece, a planta exibe grupos de flores que duram por volta de 12 horas cada, mas não é nelas que está o aroma de baunilha.
A essência aromática é extraída dos frutos que se desenvolvem a partir das orquídeas, as vagens, que levam cerca de um mês para amadurecer. Nessas vagens e nos pequenos grãos que elas carregam é que se encontra o doce e delicado aroma.
Ylang Ylang
Ylang Ylang quer dizer “flor das flores”, e é o nome popular da árvore Cananga odorata. De origem filipina, é muito famosa pelo aroma de suas grandes flores, das quais é extraído o óleo essencial.
Quando madura, uma árvore dessas pode chegar a produzir de 20 a 30 quilos de flores numa única estação. Entretanto, para se obter apenas um quilo de essência são necessários pelo menos 350 quilos de flores frescas.
Cardamomo
Planta da mesma família que o gengibre, o Elettaria cardamomum surgiu na Índia e apresenta grandes folhas, flores brancas e vagens que contêm sementes de cor escura. Seu sabor picante e seu aroma fizeram dele uma especiaria muito apreciada.
As vagens do cardamomo são usadas para temperar alimentos como arroz e ensopados, enquanto as sementes costumam ser fritas ou até mesmo torradas e reduzidas a pó antes de serem adicionadas às receitas. Já a perfumaria se vale do óleo essencial do cardamomo, extraído de suas sementes.
Gostou? Em breve falaremos mais sobre esse assunto aqui no Blog, fique de olho nas nossas redes sociais para não perder!