Paisagista Flávio Abílio dá dicas de plantas ideais para decorar cada ambiente da casa
Transformar um terraço em um jardim onde o público pudesse ter várias sensações em um único espaço. Este foi o grande desafio do paisagista Flávio Abílio ao assinar o ambiente “Jardim das Sensações”, na Casa Cor São Paulo 2018 – a maior e mais completa mostra de decoração do Brasil.
Em uma área de 160 m², o paisagista aproveitou a estrutura do prédio do Jockey Club e criou um ambiente contemporâneo e tropical traduzido nos móveis e nas plantas utilizadas no Jardim das Sensações (foto abaixo). Além dos móveis despojados, como as poltronas criadas com folha de bananeira e a lareira de pedra, o paisagismo no espaço fez toda a diferença. No corredor do Jardim, Flávio escolheu as plantas aromáticas de Lavanda e Alecrim para perfumar o espaço de forma natural.
Flávio afirma que as plantas desenvolvem um papel fundamental na decoração de qualquer ambiente. O clima e o objetivo do espaço influenciam diretamente no projeto. “A planta completa a decoração e a arquitetura do espaço. A escolha das plantas que vão compor o paisagismo do local depende do que a pessoa deseja na decoração. Partindo disso, pensamos no lado estético e funcional considerando o clima do ambiente”, conta o paisagista.
Trazer a natureza das plantas para dentro de um ambiente não é uma tarefa tão fácil. Condições de ventilação, luz e umidade devem ser levados em consideração no projeto. O paisagista Flávio Abílio dá dicas das plantas ideais para decorar cada espaço da casa.
Tendência muito forte na decoração, o Jardim Suspenso, jardim feito em paredes, é uma excelente opção para quem deseja trazer a natureza viva das plantas para um ambiente, tornando-o mais belo e charmoso. Ótima opção para locais com pouco espaço, os jardins suspensos podem ser feitos em salas, banheiros e ambientes corporativos como recepção de escritórios e clínicas.
As plantas mais indicadas para Jardim Suspenso são Samambaia e Xanadu. Para quem prefere plantas com flores, a Impatiens, também conhecida como Maria sem Vergonha” é um boa indicação. O paisagista alerta que para criar um jardim suspenso é necessário ter instalação elétrica, irrigação automatizada e escoamento de água no local.
Para valorizar o décor da sala, Flávio Abílio sugere um lindo vaso com as plantas Costela-de-Adão, Ficus Lyrata, Licuala, Areca bambu e Yuca (foto abaixo).
Em varandas gourmet e cozinhas, Flávio prefere usar plantas comestíveis que são usadas como temperos no preparo dos alimentos, como manjericão, hortelã, alecrim, coentro, cebolinha, salsa, tomilho, dentre outras. “Uma horta nestes ambientes une beleza, praticidade e funcionalidade. Além de dar um toque decorativo, elas são excelentes para uso culinário”, destaca.
Já em varanda aberta, plantas como Pata-de-Elefante, Jabuticabeira, Palmeira, Crótons (conhecida com Barriga de Sapo) e Clúsia são algumas recomendações do paisagista. Varandas fechadas e como pouca radiação solar, a Orquídea ornamenta bem.
Ambientes como quartos e escritórios devem ter um cuidado especial na escolha destas plantas. “Para este tipo de espaço é ideal escolher plantas que não possuam cheiros, como as Suculentas”, finaliza o paisagista.
No banheiro, a preferência é para as plantas que não precisam de sol direto e se mantenham em locais frios, como Xanadu, Orquídea, Zamioculca e Bambu da Sorte Japonês
Fotos: Divulgação