Os aromas possuem propriedades terapêuticas e podem alterar o estado emocional das pessoas que convivem naquele espaço. Os cheiros transmitem diferentes sensações de aconchego, tranquilidade, revigoramento e frescor.
Pensar no aroma do ambiente também é uma forma de decorar. Antes de escolher uma fragrância, é importante saber os efeitos e as sensações que deseja proporcionar às pessoas que convivem naquele espaço – seja para estimular a concentração em uma sala de reunião ou para aguçar a criatividade em uma agência de publicidade.
Nayana Pedreira, diretora administrativa da Acqua Aroma, explica como escolher a fragrância ideal para perfumar cada cômodo do seu trabalho. “O primeiro passo é escolher entender a sua preferência olfativa – as fragrâncias são divididas em famílias olfativas: floral, amadeirada, refrescante ou oriental – é importante compreender qual delas tem a ver com o perfil do seu ambiente de trabalho. Em seguida, entender quais os estímulos e as sensações que as diferentes fragrâncias irão provocar aos colaboradores e visitantes.
Confira abaixo dicas de como aromatizar cada cômodo do seu trabalho:
Hall de entrada e recepção: São extremamente importantes e devem estar sempre aromatizados, pois é o primeiro contato tanto com os clientes e quanto com os colaboradores. Para causar um impacto positivo, é interessante que haja um cheiro que transmita a sensação de boas-vindas e personalidade ao ambiente, como as fragrâncias amadeiradas, entre elas: Topázio, Orvalho da Linha Dia a Dia e Cedro e Noz Moscada da Linha Premium.
Sala de reunião e mesa de trabalho: Ambientes pequenos não exigem a presença frequente de uma fragrância. A aplicação do Perfume para Ambientes em spray alguns minutos antes da reunião já causa uma boa impressão aos participantes. O Difusor de Aromas nas áreas de trabalho comuns também funciona bem, além de ser uma peça decorativa, para dar um toque mais pessoal.
Banheiro: Exige um cuidado tão especial quanto os outros espaços. “Esse ambiente às vezes é esquecido, não adianta perfumar todo o escritório e no banheiro usar qualquer produto de limpeza. Uma bandeja decorativa com um sabonete e um difusor demonstra cuidado adicional e certamente esses detalhes serão percebidos de forma positiva pelos clientes e colaboradores”, indica Nayana.
Copa: Restrito ao uso por funcionários, é um espaço que apresenta um cheiro marcado pelas refeições que são realizadas e onde é feito o manuseio de alimentos. Aconselha-se investir em fragrâncias cítricas após a limpeza diária e em produtos com tecnologia na formulação que neutralizam odores de alimentos e gorduras, como o Perfume de Ambientes ou Difusor de Aromas da Linha Gourmet.
Aprovou nossas sugestões? Aproveite e assine nossa newsletter para receber novidades e promoções em primeira mão!