Você tem dificuldade de recuperar a calma em momentos estressantes e acaba deixando o desespero falar mais alto? Cuidado, pois a falta de resiliência emocional pode afetar a maneira como você lida com a vida, uma vez que se trata da forma como lidamos com aquilo que está fora do controle!
Fato é que desenvolver
resiliência emocional é essencial para ter mais qualidade de vida. Inclusive, quanto mais cedo você iniciar essa jornada, mais sólida será a sua
base emocional para enfrentar os desafios com mais equilíbrio e saúde mental.
A resiliência emocional é a habilidade de lidar com as pressões da vida de maneira equilibrada, mantendo-se emocionalmente firme e sem cair no desespero. Ou seja, o conceito de resiliência não está focado em sofrer pelas situações difíceis, mas encará-las com positividade, buscando resolver e sem sofrer por elas.
Quais são os benefícios de desenvolver a resiliência emocional?
Mais paz interior; Fortalece os relacionamentos; Mais otimismo e espírito positivo; Maior capacidade de adaptação; Mais autoconfiança.1) Como desenvolver mais resiliência mental e emocional?
Em linhas gerais, as
pessoas resilientes têm 5 atitudes do dia a dia que ajudam a desenvolver mais resiliência mental e emocional.
Essas 5 atitudes são:
1) Prática de autocompaixão.
Muitas vezes, somos duras consigo mesmas, internalizando críticas e julgamentos como se fossem verdades absolutas.
A autocompaixão é um lembrete constante de que você é humana e merece amor e cuidado, mesmo quando comete erros. Isso significa perdoar-se por falhas passadas e presentes, em vez de se punir.
Ao adotar a autocompaixão, você constrói uma base sólida de autoestima e auto aceitação, fortalecendo sua resiliência mental para enfrentar os desafios de forma mais equilibrada.
2) Reflexão matinal.
Reservar alguns minutos todas as manhãs para refletir é uma forma poderosa de cultivar a resiliência emocional desde cedo.
Esses momentos oferecem uma oportunidade de se conectar consigo mesma,
criar um espaço mental positivo e definir a intenção para o dia.
Um dos clássicos exemplos de resiliência é treinar a meditação para manter a mente calma, reduzindo o estresse e promovendo a clareza mental.
3) Definição de limites saudáveis.
Aprender a definir limites é essencial para preservar sua energia emocional e mental. A resiliência está justamente em se posicionar quando necessário e evitar que você se sobrecarregue com situações que não são para você.
Outros
exemplos de resiliência são as situações nas quais você consegue dizer "não" quando necessário, sem se sentir culpada por isso.
Ao definir limites, você constrói uma base de auto-respeito e autocuidado, fortalecendo sua capacidade de enfrentar desafios de maneira equilibrada.
4) Cultive a gratidão.
Dedicar um momento todas as manhãs para reconhecer três coisas pelas quais você é grata é uma prática poderosa das pessoas resilientes.
Ao começar o dia com gratidão, você cria uma perspectiva positiva que influencia suas reações emocionais às situações ao longo do dia.
Essa prática faz você lembrar todos os dias que, mesmo em momentos difíceis, há um lado positivo em cada situação que merece ser reconhecido. Isso nada mais é do que praticar resiliência!
1) Mantenha seus vínculos próximos.
Manter laços com amigas, familiares e grupos de interesse similares é uma parte vital do desenvolvimento do conceito de resiliência dentro de você.
Ter uma rede de apoio confiável permite que você compartilhe suas emoções, busque orientação e receba encorajamento nos momentos de dificuldade.
Ao se cercar de pessoas que valorizam e apoiam você, sua resiliência mental fica fortalecida, pois você sabe que não está sozinha em sua jornada.
Lembre-se que construir uma base sólida de resiliência requer tempo e esforço, mas te ajudará a
enfrentar os desafios da vida com uma postura confiante e mais equilibrada.
Então não desanime, tudo bem?
Suas escolhas diárias moldam o rumo da sua jornada de autodesenvolvimento e do fortalecimento da sua
resiliência emocional.
Você vai conseguir!