Viajar de avião é um momento estressante para qualquer mãe, principalmente se seu bebê não lida bem com os desconfortos causados pela altitude, pressurização e movimentação do avião.
E esses desconfortos ao
viajar de avião, principalmente se o voo é longo, tornam o trajeto todo
ainda mais exaustivo do que ele naturalmente é, inclusive para os demais passageiros do avião.
Por isso, quando você tem o conhecimento correto sobre como viajar de avião com bebês, você consegue minimizar o estresse, garantir o bem estar dele e tornar a viagem agradável para todos a bordo.
Mas não se você ainda não aprendeu como fazer isso, não se sinta mal ou pense que você é uma péssima mãe…
Não importa se é a primeira viagem de avião com seu bebê ou vocês já vem passando por diversos episódios desagradáveis nos voos, entende?
Nunca é tarde para aprender como viajar com
criança no avião, principalmente porque você pode levar esses truques para diversas áreas do processo de educação dela.
Dito isso, existem 5 tarefas que você precisa fazer durante o voo para que seu bebê faça uma viagem tranquila:
Você precisa proporcionar um sono tranquilo;
Você precisa aliviar os desconfortos sentidos no voo;
Você precisa tornar a alimentação fácil;
Você precisa cuidar da higiene durante o voo;
Você precisa escolher o assento adequado.
Agora vamos explicar com detalhes cada uma dessas tarefas:
Tarefa 1: Proporcionar um sono tranquilo;
Manter a rotina de sono mesmo durante o voo é uma boa estratégia para deixar o bebê mais calmo, principalmente se for a
primeira viagem de avião dele.
Por isso, para ajudar o bebê a adormecer e imitar o máximo possível a rotina de sono que ele tem em casa, leve itens que sejam familiares para ele.
Por exemplo: o
cheiro reconfortante dos cobertores que ele usa em casa vai fazer ele se sentir mais relaxado e protegido enquanto está nos seus braços.
Além disso, lembre-se de bloquear a luz vinda da janela ou das lâmpadas com uma manta para ajudar a criar uma uma atmosfera ainda mais propícia ao sono.
Tarefa 2: Aliviar os desconfortos sentidos no voo;
Se nós sentimos muitos desconfortos no voo por conta da altitude, pressurização e movimentação do avião, imagine viajar de avião com bebê?
Por isso, na decolagem ou aterrissagem, uma boa dica para evitar ouvido tampado é você oferecer a sucção de leite materno, mamadeira, chupeta ou mordedor ao bebê.
Esse movimento de sucção ajuda a equalizar a pressão nos ouvidos, diminuindo as chances do bebê acabar ficando com o ouvido tampado ou até destampando ele durante o voo.
Tarefa 3: Tornar a alimentação fácil;
Ao viajar de avião, é fundamental que você esteja preparada para alimentar seu bebê de todas as formas possíveis, incluindo mamadeira e alimentos pastosos.
Sim, você pode levar mamadeira ou alimentos do seu bebê para o avião!
Caso você leve comida sólida ou pastosa, embale o alimento com bastante atenção para evitar vazamentos. Se informe com a companhia aérea sobre possíveis restrições.
Caso você leve mamadeira, verifique com a companhia aérea sobre a quantidade permitida e como deve ser feito o transporte de líquidos no avião.
Dica extra: em ambos os casos, utilize embalagens individuais ou herméticas para não vazar e coloque tudo numa sacola térmica para manter a temperatura.
Tarefa 4: Cuidar da higiene durante o voo;
Também é permitido levar fraldas e itens de higiene para o avião, mas lembre-se de verificar a quantidade permitida para transporte de líquidos.
Leve tudo que for necessário para garantir que seu bebê fique limpo e confortável durante o voo inteiro, como por exemplo:
Fraldas suficientes para a duração do voo;
Lenços umedecidos para troca de fralda;
Cremes e pomadas;
Conjunto de roupa extra.
Se você quiser potencializar a sensação de relaxamento no seu bebê, coloque envelopes perfumados na bolsa onde estarão os itens acima.
Colocar o envelope na bolsa vai fazer com que o aroma fique impregnado nas fibras dos tecidos de tudo que tem dentro dela.
Logo, quando o bebe usar algum desses itens, ele sentirá com mais intensidade o aroma relaxante do envelope, fazendo ele ficar
mais calmo e sossegado durante o voo inteiro.
Tarefa 5: Escolher o assento adequado;
O melhor lugar no avião para viajar com bebê é na frente da aeronave, pois as cadeiras são espaçosas e o acesso aos banheiros é mais fácil.
Evite sentar na saída de emergência, pois geralmente não possuem bagagem de mão para você guardar suas bolsas e mochilas com segurança.
Além disso, prefira assentos encostados na janela do avião ou em paredes que servem de divisórias, porque isso traz um pouco mais de privacidade entre vocês e os outros passageiros.
Percebe que é possível viajar de avião com bebê e ter uma experiência agradável quando a viagem foi bem planejada e organizada?
Bom, esperamos que você se sinta mais preparada para
viajar de avião com seu bebê e que você e sua família vivam momentos inesquecíveis em todos os lugares que visitarem.
Boa viagem!